terça-feira, 19 de maio de 2009

I Encontro de Cursos de Jornalismo da Região Metropolitana de São Paulo: Um novo currículo

Se no primeiro dia do I Encontro de Cursos de Jornalismo da Região Metropolitana de São Paulo o Jornalismo foi abordado sob uma ótica mais abstrata, no segundo as questões práticas tomaram conta da agenda. A qualidade de ensino, o currículo e até a criação de um curso de técnicas de comunicação foram tratados detalhadamente.

A Associação Brasileira de Escolas de Comunicação– Abecom foi quem abriu os trabalhos com uma reunião entre diretores e coordenadores dos cursos para discutir uma nova diretriz curricular e pensar em uma mobilização para tal ato, dependendo do resultado da audiência pública do MEC, no dia 18 de maio, realizado na OAB São Paulo. Neste dia, essas diretrizes foram discutidas na presença de várias entidades e representantes da categoria, conforme matéria do Portal Comunique-se.

Alunos: sujeitos de sua própria cidadania

A esta reunião, seguiu-se uma cobrança feita pelos professores aos alunos que, dentro dos campi, devem começar a agir como em sociedade. A mensagem foi a de que eles devem tomar as rédeas do curso, e, como cidadãos, solicitar que cada faculdade apresente um currículo com mais afinidade com a sociedade local, representando seus objetivos e anseios, formando os alicerces da cidadania que cada aluno exercerá lá fora depois de formado.

Enade – sempre dá para melhorar

Daí para falar de Qualidade de Ensino foi um pulo. E o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes –Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-Sinaes entrou na pauta do dia. A mesa defendeu a existência de sistemas de avaliação próprios na formação dos futuros jornalistas. Apesar de não ser ideal, o Enade foi defendido como instrumento de avaliação sério porque não deixa de cumprir seu papel de julgar a performance dos cursos, mas de forma geral, para a sociedade. Para o grupo, a conclusão foi a de que toda a avaliação deve servir para o crescimento do ser, e não encarada apenas como uma ação burocrática, mas sempre há espaço para ser melhorado.

Educomunicação

E, como o que é bom se deixa por último, a USP anunciou a criação de um novo curso: o de Educomunicação. Como o próprio nome diz, junta as técnicas da Comunicação com as da Educação, numa interdisciplinaridade entre as áreas, focando na formação do ser. O projeto está passando por aprovação da reitoria da USP, mas segundo os criadores, professores Odair Citelli e José Coelho Sobrinho, ambos da USP, no próximo vestibular da Fuvest, ou no máximo até o vestibular de 2011, ele já deverá estar nas opções para Graduação.

Com uma discussão estendida sobre o novo curso e seus impactos na Educação e na Comunicação, o Encontro foi finalizado com a idéia de continuar discussões em outros locais, com mais assuntos a serem agregados, mas sempre dentro de Universidades para que o vínculo entre alunos, mestres, jornalistas e o sonho de mudar os novos parâmetros do Jornalismo nunca se percam. Reportagem: Mariana Carvalho Alves, com texto de Vany Laubé

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