![]() |
Fonte: http://bit.ly/HWpXWR |
Com
base no artigoescrito pelo CEO Steven Rosembaum, da Magnify.net (apresentada como a maior plataforma decuradoria de vídeos na internet), para o blog da Fast Company, sobre
curadoria de informação, o blog vai dar umas diquinhas de como você pode fazer
este trabalho e tornar-se um super-herói da internet para o mercado no qual
atua. Por que?
Só
mesmo sendo super-herói para achar trigo no meio de tanto joio de uma troca de
apenas um dia de movimento na web, que totaliza, nas contas do CEO: 250 milhões
de fotos enviadas para o Facebook, 864 mil horas de vídeo carregados no
YouTube, e 294 bilhões de emails enviados. E isso sem contar check-ins, solicitações
de amigo em redes, ou os pinos de Pinterest...
Quem
A figura do curador emerge da realidade assustadora
de que, mesmo com bons metadados, os programas por trás de redes e provedores consideram os dados trocados na web como "um amontoado de informações"...
e ainda que os algoritmos tenham melhorado na detecção de spam, eles não estão
acompanhando a tsunami de troca em tempo real. Os números ultrapassam os zettabytes e, para se ter uma ideia, um zettabyte é um trilhão de gigabytes; ou seja o número 1 seguido de 21 zeros à
direita.
Steven Rosembaum
acredita que só mesmo uma parceria entre seres humanos engajados e máquinas para
nos livrar de um dilúvio de informações não “tratadas”. E esta parceria é a curadoria; o
ato pesquisar, contextualizar e organizar as informações de uma área específica.
Curadores são aquelas pessoas que atualizam
conteúdos, tornando-os consistentes sobre o que é interessante, o que está acontecendo
de mais novo e bacana dentro daquela área de conhecimento ou informação. São como
um filtro crítico que ajuda os consumidores a encontrarem conteúdo relevante de
seu nicho, sem ruídos.
A página que Mimbo,
nova rede de empreendedorismo criada no Brasil no início do mês lança
oficialmente hoje, a MimboCult, é uma experiência que pode virar curadoria de assuntos ligados ao
empreendedorismo e negócios. A intenção é a de que esta página esteja entre a web e os leitores ou participantes da
rede, utlizando todas as ferramentas à sua disposição para "pescar" na
web, e puxar para fora do fluxo de dados pérolas de sabedoria, notícias, novas
vozes, e outros detalhes importantes. Para complementar este trabalho, a
rede contará com uma equipe de blogueiros que vão trazer para aquele espaço
temas de interesse. Eu estarei entre eles, falando de comunicação corporativa.
Como
Mas, como atuar como um curador?
- 1 Pesquise muito sobre um assunto específico.
- 2 Encontrado o conteúdo de interesse, busque adicionar contexto relevante de acordo com o públic-alvo do material. Opinião sempre conta de forma positiva se você entende daquele assunto.
- 3 Sempre atribuia ao criador seu crédito, preferencialmente puxando um link para a fonte, respeitando os direitos de publicação.
- 4 Ao usar imagem, atribua a fonte ou, em caso de não poder usá-la, busque junto ao seu criador a aprovação para seu uso.
Com estes pequenos cuidados, você pode repassar
assuntos com algo mais, sem ferir a etiqueta do mundo web – aliás do mundo
todo, virtual e real. Quer saber mais
sobre o tema? Rosembaum
dá a dica: Maria Popova, editora do Brain Pickings,
está ajudando a criar um Código
de Curadores.
Acompanhe alguns exemplos de experiências de curadoria e... mãos à obra (clique em cada um dos nomes a seguir para ser linkado diretamente às suas páginas)
- BoingBoing
- Brain Pickings
- Clinical Advisor
- CurationSoft
- Evri
- Google +
- Magnify.net
- MySyndicaat.com
- Paper.li
- PearlTrees.com
- Scoop.it
- Storyful
- Storify.com