quarta-feira, 7 de maio de 2014

Congresso revela necessidade do mercado corporativo de comunicação se integrar para melhor engajar marcas assessoradas

O primeiro dia do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que a Mega Brasil Comunicação realiza até amanhã, dia 8 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, mostrou que existe uma forte tendência do mercado forçando os fornecedores de comunicação: a integração das áreas como necessidade sem volta da era do engajamento.
 
Quase todas as atividades realizadas mencionaram a necessidade de o mercado de comunicação corporativa deixar seus guetos e juntar esforços para trazer melhores resultados para seus clientes.  Foi, por exemplo, o desejo manifestado por Lana Pinheiro, diretora de Comunicação da DM9DDB.  Ela disse que o momento é todo mundo junto -- ao mesmo tempo -- agora. Disse ainda que a integração deve feita com as áreas jogando limpo e aberto, no mesmo time. Paulo Nassar, diretor da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial -, também referiu-se à integração quando mencionou as várias competências exigidas dos profissionais de comunicação 2.0. Segundo ele, essas habilidades devem levar o mercado a repensar a forma como se faz a comunicação, tornando-a mais integrada e humana.  

Seja como for, o momento envolve que as próprias marcas se engajem. E, para isso, vai ser preciso mesmo que RPs, assessores de imprensa e a turma do Marketing, de Publicidade e Propaganda entendam que essa é a vibe atual.  Com a velocidade de resposta que as redes sociais impõem, como mencionou o sócio-diretor da CDN, Andrew Grenlees, é de se esperar que as ações e reações sejam rápidas conforme a exigência desta nova era.  Para ele, no entanto, quem tem que liderar o processo da comunicação com o público é o profissional de Relações Públicas, entendido como o PR lá de fora, mais completo e voltado para todos os stakeholders.  Os cases não mentem. E foi o que o gerente executivo de Marketing da Chocolates Garoto, André Barros, mostrou ontem em sua palestra sobre como a marca foi bem sucedida ao usar sua fanpage para interagir, engajar, contando com o público para criar sua campanha para a Copa do Mundo Fifa 2014.

Resumindo, somente trabalhando de forma integrada o mercado vai conseguir atingir seu objetivo;  fazer as marcas que assessoram se engajarem diretamente com seus vários públicos.  A cereja desse bolo é o monitoramento social, que permitirá saber se a estratégia vingou ou se precisa de revisão.

Ética e valores

O primeiro dia do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa teve ainda o clamor pela ética do Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, e fechou com uma emocionada entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação à jornalista Miriam Leitão. Aliás, Miriam foi muito gentil, não recusou uma entrevista, tirou fotos e até um #selfie com a turma da cobertura do evento, tudo isso registrado na galeria de imagens disponíveis na fanpage da Mega Brasil Comunicação.  Em seu discurso, ela citou os pais, os filhos e os netos e compartilhou a preocupação com o Brasil que será deixado para as gerações futuras. Miriam disse que precisamos comunicar os valores do nosso País, para retomar a auto estima e colocá-lo de volta nos trilhos.

Hoje, quarta-feira, dia 7 de maio, o evento já foi palco de mil outras novidades, entre elas o lançamento do Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa. Até show tipo flash mob, teve por aqui.  Acabo de subir as matérias de hoje, já no ar no Jornal da Comunicação Corporativa. Feliz da vida de ter comigo os queridos amigos/colegas de trabalho - alguns de outros carnavais, outros novos integrantes - Marcos Masini, Cassia Gargantini, Daniela Fonseca, Douglas dos Reis, Laís Santos, Maurity Cazarotti, Paola Danyelle e Raissa Baldim, além do fotógrafo William Lara, sem cuja dedicação e comprometimento não teria sido possível cumprir prazos de levar a quem não pôde estar aqui  um pouco do que está acontecendo.  

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