terça-feira, 19 de maio de 2009

A viralização vista com olhos concretos de ser humano

Para quem não entende ainda o que é o poder da viralização das mídias sociais, eu sugiro ver esta maravilha que fizeram numa estação de trem na Antuérpia. Duzentos dançarinos foram colocados de forma a confundir os passageiros e foram, aos poucos se reunindo, num processo de viralização, para dançar, nada menos que "The sound of music", a canção tema da Noviça Rebelde - quem não se lembra dela? E que música poderia ser mais representativa deste processo senão ela própria, já que reúne as notas que formam todas as músicas?



Não há como não se deixar contaminar - literalmente - pela música, pela dança, pelo espírito de universalidade intrínseco ao processo instaurado lá, naquele instante e local, com aquela microcomunidade, localizada naquela central de trem. É contagiante, evangelizador, arrepiante, louco, emocionante, avassalador em todos os sentidos.

Integra, agrega, une, junta, não importa. Naquele momento, aquelas pessoas que nunca se encontraram, passaram a fazer parte de um momento em que elas interagiram, trocaram, somaram esforços para uma ação conjunta, social e midiática em si. Quem não tiver entendido agora, realmente, não tem como entender o ser humano em sua essência. Nem ontem, nem hoje, nem amanhã.

Seja como for, fica aqui minha homenagem, agora, ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. Por um mundo melhor, com mídias sociais viralizando, mas pelo bem e para o bem (sendo Voltaire, Poliana ou apenas e simplesmente Vany, pelo Mosaico Social, por que não?)

Nenhum comentário: