quinta-feira, 16 de abril de 2009

O que são Susan Boyle, Twitter e Tea Party Tax Day se não as mídias sociais tomando conta do noticiário mundial?


Depois do sonho da humilde escocesa com voz de diva, Susan Boyle, virar realidade no Reino Unido e no Youtube
e do Twitter mostrar seu potencial de crescimento no Brasil ser os assuntos mais quentes da semana, hoje só se falou do Tax Day Tea Party.

Espécie de manifestação politicamente correta, o evento realizado no último dia da entrega do imposto de renda americano (Tax Day) acabou sendo também o Tea Party porque teve como pano de fundo a festa do chá de Boston. Em 1773, este foi o principal evento da Revolução Americana, ocasião em que os colonos ingleses na América atiraram caixotes de chá da Companhia Britânica das Índias Ocidentais nas águas do porto de Boston, em protesto às excessivas taxas impostas pelo governo britânico.

E foi justamente para protestar contra a atuação e os altos gastos do governo de Barack Obama, a crise econômica local e mundial que centenas de americanos reuniram-se próximos às sedes governamentais. Em Washington, houve ainda a tentativa – porque a polícia local impediu – de despejar cerca de uma tonelada de chá (adquirida pela internet, obviamente) em uma praça em frente à Casa Branca. Foi um evento de dia inteiro que ocupou grande parte do tempo de telejornais americanos e toda a imprensa digital – cuja participação foi decisiva para o sucesso do evento. Segundo se divulgou foi graças às redes Twitter e Facebook que as pessoas comuns se organizaram para tornar o evento um acontecimento de grandes proporções, que agora é notícia no mundo todo.

A primeira versão do Tax Day Tea Party aconteceu em 16 de fevereiro e agora, devido ao sucesso da “campanha” criada pelo povo, uma terceira manifestação está sendo organizada para acontecer, em Chicago, no dia 4 de julho, o dia da independência dos Estados Unidos. Até um site oficial do Tax Day Tea Party foi criado para conseguir maior adesão em que os posts são feitos por cidades ou Estados. É o poder das mídias sociais nas mãos da sociedade. Literalmente. Pesquisa e Texto de Liliane Rodrigues (Foto de Harrison McClary/Reuters)

Um comentário:

Paulo Rená da Silva Santarém disse...

Então era disso que o Trent Reznor tava falando no Twitter. Massa