sexta-feira, 17 de abril de 2009

Marmelada ou não, ator ultrapassa a CNN pelo milhão

O ator mais conhecido como o marido da também atriz Demi Moore e pelas pegadinhas no programa Punk’d, Ashton Kutcher, resolveu tornar-se celebridade também na internet. A ideia dele e da esposa nada mais foi do que esquivar-se dos paparazzi e publicar eles mesmos os seus clics e notícias de onde estariam via Twitter. Só que depois de alcançar milhares de seguidores em sua página, chegando a um número semelhante ao da rede de televisão CNN, ele resolveu desafiar Ted Turner. Disse que visitaria pessoalmente o big boss da rede de TV em Atlanta caso chegasse à marca de 1 milhão de “followers” no microblog do passarinho azul antes que a rede de TV o fizesse. Isso depois, obviamente, de faturar o feito num vídeo postado por ele mesmo, como prometeu em seu profile. Só que a "aposta" acabou tomando outras proporções.

Apelo social

Assunto mais comentado no microblog desde ontem, o ator ganhou uma - digamos - forcinha a mais. Os empurrões "on the records" foram o apoio dado pelos ‘patrocinadores’ Evan Williams, CEO do próprio Twitter, e a entrevistadora Oprah Winfrey.

Williams chegou a dizer que hoje seria “um grande dia” enquanto Oprah, que também lançou seus seus tweets, vai hoje faturar a entrevista aos dois num show biz sem precedentes.

O terceiro empurrão foi um apelo social feito pelo próprio Kutcher que, lá pelas tantas, para apimentar a corrida, prometeu doar 100 mil dólares para a campanha Malária No More.

Resultado: no último intervalo comercial da CNN antes do anúncio do resultado final, Ashton Kutcher conseguiu o grande feito de virar o milhão de “amigos” antes da televisão. Comemorou com direito a champagne e festa ao lado da mulher e amigos.

Sua marca levou ao agradecimento do grande executivo na página, além de uma entrevista através de seu próprio Twitter para o programa Oprah Show desta noite, onde estará também Evan Williams.

Melhor que o Oscar

O que se sabe é que, como se fosse uma competição de votos para a final de Big Brother, o ator conseguiu uma atuação digna de Oscar, mostrando que um cidadão pode derrubar uma grande rede internacional, seja qual for a medição de sua audiência, evidenciando uma guerra que ainda está apenas começando: a TV x a Internet. Resta saber até quanto irá durar a popularidade de Kutcher, já que a resposta dos internautas veio rápida: hoje, no Twitter, seguidores iniciaram a campanha “unfollowfriday”, que faz com que cada um deixe de seguir quem quiser. Kutcher e Oprah já estão nos primeiros lugares.

Migalha atrás da orelha

Mas, há ainda uma pergunta no ar, como uma migalha atrás da orelha, e que ninguém quase ainda questionou: teria sido tudo uma mera coincidência este resultado ter ocorrido exatamente depois que, graças a um artifício de programação de um site lá de fora, publicado em final de março e replicado em início de abril, uma onda de seguidores e seguidos que nunca se viram ou se conheceram, passassem a fazer parte da mesma comunidade de uma hora para outra - assim, do nada? Aqui no Brasil, por exemplo, o twittado número 1 - Edney Souza - inclusive fez um mea culpa a respeito - ele se tornou seguidor de vários miniblogs para conseguir ampliar a quantidade de seguidores - entre estes o nosso, Mosaico Social. A corrente espalhou-se a tal ponto que ele ultrapassou a marca dos 10 mil seguidores num piscar de olhos.

Fica a dúvida se os números são reveladores de uma farsa ou de uma verdadeira e justa batalha entre o David Kutcher e a Golias CNN pelo poderio das mídias. Por fim, para pensar: tudo isso pode ser uma estratégia de Marketing de Evan Willians para elevar a mais valia do Twitter no mercado. Mas, se realmente ficar comprovada a farsa, não se revelará a estratégia um belo tiro no seu próprio pé, com suas meias sujas, esta noite, como ele mesmo postou? Sim, porque ele vai ao programa da Oprah de meias sujas; esqueceu-se de colocar um par limpo na mala. Está tudo lá no Twitter. Coisas de miniblog. Pesquisa e texto de Liliane Rodrigues.

Nenhum comentário: