sexta-feira, 20 de março de 2009

Web Expo Forum 2009: Shakespeare, Churchill, Benjamin Franklin e Steve Jobs:

De citação em citação, em comum, a sinergia sobre a publicidade e as mídias celular e internet não serem apenas mais um nicho, mas os nichos

Quem foi conferir as novidades que a Converge Comunicações levou para o último dia dos workshops web business do Web Expo Forum 2009 (www.webexpforum.com.br) saiu do evento com muitas idéias e estratégias na cabeça e câmeras, celulares e dicas de como usar tudo isso na mão. Vai ter muita gente fazendo e “subindo” filmes para Youtube, com as dicas detalhadas que o diretor da Divisão de Comunicação Digital da S2, Rubens Meyer deu para a platéia que o prestigiou no workshop Uso de vídeo nos sites 2.0, um dos mais concorridos da manhã. De dois outros, falando de marketing para o ambiente móvel, o público leva de Marcelo Castelo, sócio da F.biz (Mobile Marketing 2.0) e depois, do diretor de planejamento Pedro Reiss (Marketing 2.0), a informação de que não é mais cabível ignorar celular e internet como mídias de relacionamento com o consumidor. Com tamanha riqueza de conteúdo, a decisão interna da dupla do blog não poderia ser outra, senão a de estender o resultado da cobertura do evento pelos próximos dias, para abordar com mais conteúdo o que foi apresentado pelos apresentadores.

Celular é mídia sim


Quase todo mundo hoje tem acesso a computador e literalmente todo consumidor tem um celular; é inegável. “Ignorar estas possibilidades de relacionamento é ficar fora do mercado, porque não se trata mais de lidar com nichos”, disse Marcelo Castelo. Não faltaram casos de sucesso para os dois representantes da F.biz provarem a tese. Campanha envolvendo envio de aplicativo por Bluetooth, SMS para o qual o cliente liga para um 0800, baixa um jogo que transforma seu celular num joystick e, ao brincar, conseguir pontos e descontos em compras de produtos em supermercados, o uso do código 2D e sua evolução para o 3D, as campanhas de fidelização envolvendo mais de uma marca etc.. Todos eles e outros estão à disposição em www.mobilepedia.com.br, site, aliás, pela empresa administrado e à disposição para compartilhamento de experiências.

Castelo, o sócio, foi futurista, ao preconizar o fim do teclado como tendência e o rápido aumento dos aplicativos para aumentar o uso das ferramentas touch screen, seja do i-Phone como das demais fornecedoras de celulares, que estão se mobilizando para atender a esta nova era sem volta e que brevemente será migrada para as Tevês também. "Apesar de não ser do interesse das mídias tradicionais que os celulares e a internet apareçam como veículo de fidelização e de mídia interna, externa ou de publicidade e vendas, temos métricas cada vez mais consistentes de que estas mídias já são significativas", mostrou.

Se até as Casas Bahia – um dos maiores anunciantes de Tevê – aderiram à internet, conforme saiu recentemente na mídia e foi, inclusive um dos casos apresentados no workshop, é sinal de que, pelo menos, os ovos estão sendo postos em cestas mais diversificadas... sinal dos novos tempos!

Dicas práticas para o sucesso em mobile marketing

Didático, Pedro Reiss entregou mais o jogo e como ajudar a convencer o empresariado a entrar nele:

• Estamos vivendo o fim da era do awareness para entrar na era do engagement
• Parafraseando Shakespeare, o empresariado deve ouvir mais seu público, ao invés de falar mais.
• Usando as palavras de Winston Churchill, ainda que a estratégia seja linda, de vez em quando vale a pena dar uma olhada nos resultados. E, neste caso, vale mais a pena errar barato – usando ferramentas baratas e que sejam rápida e facilmente trocadas do que gastar tubos para perceber o erro depois.
• E, como Steve Jobs, não usar o design apenas porque é bonito, mas porque terá usabilidade.
• Para finalizar, Benjamin Franklin: tudo em seu lugar e um lugar para tudo, ou seja, menos na home page, mas que esta tenha muitos links para todo e qualquer tipo de acessibilidade.

Nenhum comentário: