quarta-feira, 18 de março de 2009

Mídias sociais: até tu, Henfil?


Recebi esta tirinha na semana passada e ela me chamou a atenção por dois motivos. O primeiro, pela questão que certamente deve tirar o sono de quem acaba de implantar a mudança ortográfica e tem que lidar diariamente com quase uma nova linguagem criada com as mídias sociais. Mas, na verdade, ao lê-la, tive uma sensação deja-vú e inevitavelmente me remeti aos inesquecíveis traços do irmão de Betinho; já tinha lido algo na mesma linha e há algum tempo.

Precisava conferir diretamente com a fonte e, justamente porque a internet e as novas mídias permitem essa facilidade de acesso, em poucos segundos encontrei os dados do Orlandeli. Dias depois, por e-mail, ele rasgada e sinceramente confirmou a influência em tom de homenagem:

“A semelhança com o trabalho do Henfil é inevitável mesmo. O jeito do Henfil desenhar os personagens, suas expressões, movimentos... me influenciou pra caramba. No começo era até mais descarado, meu traço tinha muito daquela coisa solta, linhas abertas... super característico do Henfil. Com o tempo desenvolvi uma identidade própria, mas ainda hoje se nota que bebi, e ainda bebo, da fonte do pai da Graúna”.

O trabalho dele é riquíssimo e por isso vale a pena conferir até para conhecê-lo melhor. Seguem site e blog do ilustrador e cartunista. Talento com influência, mas identidade própria. Orlandeli, herdeiro nato do Henfil, como se diz hoje, tudo de bom! www.orlandeli.com.br; www.blogdoorlandeli.zip.net

Sobre a revisão ortográfica e as novas mídias? Vamos falar em outro post, claro! Mas, fica aberta a discussão, entre com sua contribuição.

Nenhum comentário: