segunda-feira, 23 de março de 2009

II Digital Media Conference: Rodrigo Cogo foi e entrega aqui todo o conteúdo


Rodrigo Silveira Cogo é um RP nato e, como ele mesmo se apresenta no twitter, um apaixonado pela interatividade da internet. Mas é conhecido mesmo por ser dono de um dos espaços mais lidos pela sua tribo e a de vários colegas jornalistas como eu.

Inicialmente enviado como newsletter, o Mundo RP (www.mundorp.com.br) virou um megaportal para todos aqueles que querem saber sobre a área de Comunicação, interatividade, novas mídias etc. E Rodrigo Cogo sabe usar tudo isso com maestria – vale a pena conferir.

Sua marca é simplesmente a cara dele. Conhecemo-nos, claro, virtualmente, quando lancei minha coluna “Por dentro”, em 2003, no antigo site da vlce, minha primeira marca. Hoje, somos colegas no Jornal da Comunicação, da Mega Brasil (www.jornaldacomunicacao.com.br) para onde ele escreve também – e com muito mais frequência que eu. Antes do Web Expo Forum 2009 (www.webexpoforum.com.br), que ocorreu na semana passada, ele esteve no II Digital Media Conference, também realizado em São Paulo, desta vez pela Corpbusiness.

Como o assunto tem tudo a ver com nossa praia, aqui vai o lide do que rolou por lá. Quem tiver mais tempo, pode conferir o material completo em http://www.mundorp.com.br/cobertura-digitalmedia2.asp.

Mídias sociais – o que os empreendedores precisam saber

• O Brasil é o quarto país onde as pessoas mais lêem blogs, há 80% de penetração de redes sociais entre internautas de qualquer idade e já foram registrados mais de 50 milhões de twitters, o potencial deste tipo de canal interativo é grande.
• Segundo o Nielsen Report, o tempo de navegação em redes sociais tem crescido a uma taxa três vezes superior a outros espaços online, sendo que 2/3 da população mundial da internet já visitaram redes sociais, e, portanto, seu uso supera o email.

Guilherme Gomide, diretor da Mídia Digital:
1. A “social media” é como um conjunto de interações e diálogos que acontecem dentro de determinadas plataformas: leitura e comentários em blogs, sistemas wiki, games, bookmarking, micro-blog e os conhecidos sites de comunidades.
2. Para atuar aí, ele sugere participar e entender as pessoas e seus comportamentos e, então pensar em exposição da marca ou realização de buzz junto a outros eventos e campanhas. É importante:
• Identificar formadores de opinião,
• Procurar visibilidade em sistemas de busca e
• Sempre pensar na melhoria dos relacionamentos.
• A idéia é ouvir para dialogar, entender e agir.
• Para ele, o sucesso crescente do Twiter deve-se aos seguintes aspectos:
- possibilidade de integração com outras redes sociais,
- é fonte de pesquisas rápidas,
- permite acompanhamento de tendências e de notícias rápidas variadas,
- é um canal para divulgação de ofertas e exclusividades.

Essio Floridi, gerente do Yahoo Brasil:
1. Com a vida cada vez mais integrada à internet, é inegável a influência direta exercida pelas mídias sociais nas vendas.
2. O consumidor adota processos de decisões de compra pouco ou nada lineares nestes espaços.
3. Os usuários têm círculos sociais mais amplos, comentam sobre suas compras com mais pessoas e influenciam mais consumidores.
4. As informações não-oficiais debatidas nas redes sociais são tão ou até mais relevantes que os sites de marcas.
5. Se antes as pessoas se comunicavam e encaravam a internet como ferramenta para executar tarefas e para diversão, hoje elas socializam e fazem todo o gerenciamento de suas vidas pela rede.
6. As redes sociais são um estoque de conhecimento, está em seu DNA a experiência, a obsessão e a comunicação.

Alexandre Canatella, CEO da Cyber Cook e Cyber Diet:
1. A pulsação da bidirecionalidade é o centro da internet, num tempo de mudança baseado na coletividade e no compartilhamento.
2. Pesquisas apontam que 65% dos adolescentes possuem perfil em redes sociais, sendo que os adultos atingem 35% (num índice que quadruplicou entre 2005 e 2008).
3. Existe uma associação direta de redes sociais com os jovens.
4. Crianças foram absorvidas e geram renda:
a. o Clube Penguin tem 17 milhões de crianças cadastradas com uma taxa de US$ 9 por mês,
b. a Barbie Girls tem 5 milhões de cadastrados com uma taxa de US$ 5 ao mês.
5. 52% dos internautas brasileiros lêem blogs, com a terceira maior freqüência de atualizações no mundo, atrás somente da Coréia do Sul e da França, respectivamente. (Por Rodrigo Cogo)

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