quinta-feira, 26 de março de 2009

Ciclo Comunicar Educação movimenta semana no portal Nós da Comunicação


Durante toda esta semana, o portal Nós da Comunicação (www.nosdacomunicacao.com) está se dedicando ao Ciclo Comunicar Educação. O objetivo é esmiuçar as iniciativas educacionais e o impacto no cotidiano do profissional de comunicação e nas empresas.

O assunto tem tudo a ver com o processo de discussão pelo qual passa o Curso Superior de Jornalismo em todo o Brasil. Mas há outros motivos pelos quais ele foi escolhido, e quem explica é Vanessa Aguiar, diretora executiva do portal. "O Brasil é hoje o segundo país do mundo em quantidade de faculdades de comunicação. Falar da Educação desses profissionais que todos os anos ingressam no mercado, bem como da atualização constante de quem já está colocado, é o grande objetivo deste Ciclo Comunicar, que também vai enfocar um outro e fundamental aspecto: o papel da comunicação na Educação formal e informal”.

Chat com Caio Tulio Costa

Uma experiência fantástica deste Ciclo foi o chat, na última terça-feira, com o jornalista e consultor Caio Túlio Costa, ex-ombdusman da Folha de S. Paulo e diretor dos portais UOL e IG. Ele conversou sobre ‘ética, jornalismo e nova mídia’, temas do livro de sua autoria e publicado pela Jorge Zahar Editor.

Costa, por exemplo, defende curso técnico de pós-gradução, de dois anos para qualquer cidadão que se pretenda jornalista, seja ele de qualquer área - exatas ou humanas. Afinal, ele vem de uma geração de talentos jornalísticos que não passaram pelas faculdades. Vale a pena conferir o que rolou do papo, diretamente de Nova Iorque, assessorado pelo jornalista Caio Blinder, segundo o próprio Costa fez questão de frisar, em http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=401&tipo=A


Colaboração ao MEC vira artigo

Agora, ficará imortalizada minha defesa ao diploma e ao ambiente universitário como local onde se aprende mais do que simples técnicas para escrever bem. Pois a internet e as novas mídias permitem viralizar e perpetuar o que se escreve e minha contribuição, repassada a amigos e jornalistas, visando mobilizá-los a individualmente colaborar com a consulta também, gerou o convite para editá-la e transformá-la em artigo. Está lá, em http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=106&tipo=G

Quem somos "Nós da Comunicação"

Lançado em 2008, o portal de comunicação corporativa "Nós da Comunicação" é um espaço de acesso ao conhecimento estruturado, onde mais do que espectador o usuário "é um construtor, multiplicando tendências, reflexões, teoria, prática, relacionamento, carreira, produtos e serviços que facilitam a vida profissional e corporativa". A idéia do portal é de compartilhar conhecimento de forma transdisciplinar, com visão holística e pensamento sistêmico. Publicado pela Casa do Cliente 360o, ele tem um Conselho Consultivo formado por mais de 20 pessoas, cinco diretores e mais outras quase 30 pessoas envolvidas em sua concepção, arquitetura e conteúdo, colaboração, consultoria jurídica etc.

Nenhum comentário: