As palhinhas sobre o que será abordado no Workshop da Mega Brasil
A partir desta semana, conforme abordado no Boletim Mosaico Social da Rádio Mega Brasil online, os tweets do Workshop sobre as mídias sociais do Congresso da Mega Brasil no tweeter @mosaicosocial começarão a ser postados sob a hashtag #workshopMegaBrasil2010. Por sua vez, as palhinhas do boletim começarão a ser postadas no blog, a começar pelo desta semana.
Um dos assuntos que pretendo abordar no Workshop do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010 será o uso corporativo das tags, ou hashtags no Twitter. Estas hashtags, reconhecidas pelo uso do símbolo (#) jogo da velha antes de uma palavra, um conjunto delas sem espaço ou alguma sigla pode, no mercado corporativo, ser de grande valia para um evento, um tópico específico, uma marca ou ainda um trend topic local ou mundial. No Brasil, onde o Twitter tem características específicas, a hashtag também assume outras, emocionais e, dependendo do tipo de evento ou negócio, podem ser significativas na hora de se medir o ROI – o Retorno sobre a Influência dos Tweets. Mas, por que e para quê existem as hashtags?
Mais que uma ferramenta de troca de mensagens, o Twitter é um poderoso search engine – um servidor de busca. As hashtags ajudam os usuários a fazer a ferramenta catalogar os assuntos de forma a que, na hora de procurá-los, eles sejam mais facilmente encontrados e de forma filtrada. Num momento de crise – a primeira e mais eficaz forma de se filtrar os tweets para uma rápida pesquisa sobre um acontecimento envolvendo sua marca é usá-la após uma hashtag. Que tal fazer agora uma busca usando algumas hashtags?
Nenhum comentário:
Postar um comentário