Empreender já foi pior, mas é um projeto cada vez mais viável no Brasil. A frase otimista é de Gilson Schwartz, que deixou uma sólida carreira construída num banco privado multinacional para fundar a Cidade do Conhecimento e virar curador do projeto que lançou esta manhã do dia 19 de março, durante o último dia da 4ª. edição do WebExpoForum, Conflitos Globais, uma plataforma em jogo, que combina ainda rede social e novas práticas de educação.
A ele juntaram-se Flávio Pripas, também um ex-funcionário da área financeira, atual sócio do portal de moda ByMK, e Daniel Wjuniski, diretor do Portal Minha Vida, este último voltado para saúde e o bem estar das pessoas. Eles participaram do Painel: Desafios do Empreendedorismo Digital.
Os cases de cada um revelam a realidade de quem deixa a vida eventualmente confortável de um emprego com carteira assinada para empreender num mundo ainda cheio de incógnitas. Histórias semelhantes foram contadas pelos três que, não raro, apresentaram-se como seus próprios gerentes, trocadores de lâmpadas, secretários, boys, financeiros, negociantes etc.. Não é fácil ser intrapeneur num país em que os impostos são muito pesados e a qualidade da mão de obra está a desejar em várias áreas, mas é preciso – para criar novos nichos – com criatividade para ser independente, crescer e, sobretudo, fazer a diferença. Basicamente foi a mensagem de todos os três empresários e a diferença dos três – informação batida como uma mesma tecla em várias palestras este ano aqui no evento foi a do conteúdo personalizado.
A internet como um espaço de troca de informação de massa não será paga como tal. As pessoas vão pagar pelo que considerar informação de valor – pelo conteúdo personalizado, criado para nichos. É o que particularmente discuto – com algumas pessoas do Twitter que, como eu, têm a mesma visão, sobre a questão qualidade x quantidade. Você tem que construir credibilidade, para construir qualidade e, com ela, você vai poder cobrar, vai se sobressair para poder agregar ao ponto de se tornar lucrativo, porque, no meio de joio e trigo, você faz a diferença, agrega valor. Assim, o projeto do Portal ByMK ganha com branded channels porque posta vídeos com conteúdos diferenciados – dicas de como melhor calçar um tipo de sapato – enquanto o portal Minha Vida tem como foco realmente solucionar problemas de bem estar da sociedade, tirá-la do sedentarismo com dicas que dão certo – e, agora, o projeto Conflitos Sociais, tenderá ao sucesso à medida que visa aproximar Ensino Médio e Superior nas novas mídias e integrar lúdico e lúcido! "Seja como for, se você tem conteúdo, tecnologia, pessoas qualificadas e entrega diferença, suas chances de vencer como empreendedor serão bem grandes", finalizou Daniel Wjuniski. (Texto de Vany Laubé)
Um comentário:
Essa é a grande sacada: empreender para nichos de mercado, segmentos ainda não explorados. Adorei o post.
Postar um comentário