Quem nunca teve a chance de vir a uma edição do Web Expo Forum pode ter uma idéia agora de como as coisas acontecem no 4º andar do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, onde encontra-se o Centro de Convenções. Três grande salas dividem o espaço em Workshops: Web Business, Workshop Web-Tech e o Congresso, propriamente dito. As palestras ocorrem simultaneamente, cada qual possibilitando aos participantes escolherem os assuntos que mais lhe agradam para, assim, interagir com os públicos os mais diversificados.
Mas, antes, ainda, logo na entrada, um kit com a programação é entregue aos visitantes que chegam ao salão principal e se deparam com estandes montados pelas empresas patrocinadoras do evento. A expectativa é a de que o #WebExpoForum este ano atraia cerca de 400 pessoas para debater em palestras e workshops o futuro das redes sociais e novas mídias.
Durante a parte da manhã desta quarta-feira (17), acompanhamos as palestras: “Twitter aplicado aos negócios”, “Inteligência Competitiva 2.0” e “As novas regras do e-mail marketing”.
Twitter aplicado aos negócios
O consultor de novas mídias, Leonardo Bravo (@lebravo no Twitter), palestrou sobre o Twitter. “A idéia foi tentar fazer um passo a passo dentro da ferramenta, um manual de condutas”, já que, para ele, é imprescindível que as empresas estejam plugadas a, pelo menos, uma rede, não necessariamente via Twitter. “Já temos cases de sucesso de padarias vendendo via Twitter. Elas divulgam o horário do pão quentinho e as pessoas que as seguem já sabem a que hora deve passar para comprar.” O problema está em equilibrar tempo e dinheiro, já que “a maioria dos donos de pequenas e micro empresas não possui uma equipe que consiga dar conta das redes sociais, porque, geralmente, o dono dessas empresas é seu próprio gerente e office-boy”, questiona a assessora da superintendência do Sebrae, Isabel de Cássia Santos Ribeiro, para quem a informação nos dias de hoje possui um custo muito alto.
Inteligência Competitiva 2.0
Foi ela quem palestrou sobre Inteligência Competitiva. Segundo Isabel, esses executivos acabam não se relacionando com a web por falta de instrução. “Acham que essa relação com as mídias sociais é fria e impessoal, mas não sabem que as redes sociais podem contribuir de forma efetiva para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e conseqüentemente para o bom funcionamento do contexto organizacional”. Isabel acredita que fazer com que as redes sociais interajam com a empresa exige organização e planejamento, o que implica compartilhamento, socialização e transferência de conhecimento, bem como criar ambientes para a transferência desse conhecimento.
“Quando eu atualizo minha rede com conhecimento especializado e alguém completa, agregando conhecimento, mostra que a união faz a força. No final, o todo é mais completo que as partes”, complementou.
As novas regras do e-mail marketing
Walter Sabini Jr., CEO da Virid Interatividade Digital, debateu o novo código de ética e conduta das empresas em relação ao envio do email marketing. “Uma das grandes inovações do código é estabelecer que estas mensagens tragam obrigatoriamente um link opt-out (permitindo ao receptor do email excluir-se automaticamente da lista de recebimento, se assim preferir)”.
Outras regras de boa conduta são:
1. Enviar e-mail marketing apenas com domínio próprio, sem utilizar provedor
2. Só disparar para quem se relaciona com a empresa, o que tende a diminuir a quantidade de envios, já que, se a empresa não tiver um feedback real do que está acontecendo, estará apenas gastando tempo e dinheiro.
Segundo Sabini Jr., as empresas já estão se adequando às regras de conduta. “No inicio do 2º semestre, o código deverá estar no ar”. Para ele, é necessário ter uma pessoa qualificada para escrever e enviar, porque a produção de e-mails marketing exige uma equipe de profissionais qualificados. Tendo em vista que o e-mail é a forma com a qual os clientes mais se relacionam na internet, com mais de 53% de empresas fazendo uso desta ferramenta, a previsão de que as redes sociais iriam acabar com essa popularidade não se confirma.
Para conferir mais sobre o código de conduta do e-mail marketing clique aqui!
(Texto de Fernanda Hellmeister Martins - Foto: http://www.webexpoforum.com.br/2010/images/patroc_bronze_bolsa.jpg)
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