sexta-feira, 9 de março de 2012

ESPM: um dia internacional da mulher pra ninguém botar defeito (até chocolate teve)

Mulheres falam, logo existem. E quanto mais compartilham, mais agregam – aos outros e a elas próprias, em uma onda de frequência diferente da de qualquer grupo masculino. Alguém duvida? Crescemos, saimos da toca, nos engajamos em causas e tornamo-nos femininas, graciosas, guerreiras porque, desde pequenas, falamos. Se em rodas de chás ou de bordado (como nossas avós), academias de esporte, cabelereiros e/ou toiletes (luluzinha que se preza conta a vida num banheiro), fato é que nos comunicamos literalmente ao conversar e prestar atenção uma nas outras, não importa lugar ou época. Com independência para trabalhar, ter nosso próprio sustento (senão o de outros), melhor ainda.  Liberdade ainda que tardia, se considerarmos questões históricas envolvendo nós, mulheres.  


Côncavas, convexas, negativo e positivo, somos todas pluralidades mescladas em chocolate. E foi como acabou ontem, no Dia Internacional da Mulher (#dim), o encontro promovido pela Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Profa. Rose Mary A. Lopes para falar de nossas trajetórias empreendedoras. Findo o painel, que se iniciou com a apresentação de uma pesquisa sobre a mulher empreendedora, pela profa. Dra. Vânia Nassif, seguido pelo depoimento das empreendedoras Ana Fontes (Elogie Aki), Gica Mesiara (Quadro Vivo) e eu, cada uma de nós saiu de lá com uma caixa contendo pães de mel em forma de uma torta em pedaços... coberta de chocolate.


Diferença no detalhe

Parêntesis, porque blog permite, e isso é um post! São Paulo acordou ainda sob os transtornos da falta de gasolina, causada pela greve dos caminhoneiros. Dia de rodízio, a decisão foi madrugar, porque era isso ou não chegar a tempo.  Ainda que tudo isso pudesse predizer um dia estressante, na ESPM, o local parecia encantado. Já na entrada, a surpresa de encontrar uma dupla feminina tocando violão e cantando, como que recepcionando os alunos. Pode ser meu olhar, mas as mulheres, todas, da competente recepcionista que já tinha todas as informações sobre minha participação, passando pela linda e simpática Siomara  Boihagian, supervisora de eventos que me resgatou no centro de estudos para um café da manhã na sala de reunião, todas #ahazaram em competência, gentileza, feminilidade, ingredientes que fazem uma diferença em qualquer ocasião. 


O resultado não poderia ter sido outro senão sucesso, demonstrando que na ESPM se faz o que se ensina! Nem detalhes como uma toalha de mesa de organza com rosas finamente bordadas e pétalas vermelhas de veludo displicentemente jogadas entre os pratos de mini-quiches, sanduíches de queijo minas em pão de forma integral e um delicioso bolo de aipim coberto com lascas de coco foram esquecidos. A cada "bom dia", acompanhado pelo “parabéns pelo seu dia”, um sorriso se abria em cada mulher que passava, secretária, executiva, responsável pela limpeza... numa generosa cumplicidade que tomou conta do local.  


Bottom-line


Da esquerda para a direita: Gica Mesiara, Vany Laubé, Rose Mary Lopes, Vânia Nassif e Ana Fontes
Fomos lá para falar de como optamos por empreender, as facilidades e dificuldades que enfrentamos e o que poderíamos recomendar para uma turma de primeiro semestre.  Tudo isso em apenas 10 minutos, tempo respeitado entre as painelistas preocupadas em passar seu recado sem prejuízo da próxima. Foi tudo perfeito. Acredito que o conteúdo completo da apresentação sobre mulheres empreendedoras poderá ser solicitado diretamente a Vânia Nassif, que resumiu-a em uma única mensagem, que, em minhas palavras, geraram o que segue: "Há que se priorizar a sensibilidade em tudo o que empreendemos para alcançarmos um mundo melhor para nós e os outros, sem deixar que a tecnologia nos robotize e as dificuldades inerentes ao sermos empreendedoras nos endureça”.  De mais a mais, nem a diferença de idades ou realidades nos distanciaram muito em nossa experiência de como encarar o empreendedorismo, com seus altos e baixos; incertezas e vitórias.  Um viva a todas as mulheres! (Imagens: Nelson Peixoto)

Nenhum comentário: