terça-feira, 6 de março de 2012

e-Social: arma para formação de novos impérios?



O material a seguir está no Boletim Mosaico Social desta semana. Achei meritória sua repercussão.
Você já parou para pensar de onde vêm as novas ideias? No quanto sua origem está ligada à combinação de ideias, estas por sua vez, a conceitos pré-existentes? Parece óbvio e é, mas no dia a dia a gente mal pára para pensar sobre isso.
 
Existe outro dito, o de que duas cabeças pensam melhor que uma. Então, as chances parecem maiores e mais promissoras para quem investe em novas empreitadas compartilhando suas ideias – inclusive com pessoas mais distantes de seu grupo de amizades.  Com mais acesso a informação, as pessoas são puxadas para um patamar de tipo de discussão e conteúdo numa velocidade antes nunca vista e isso pode fazer com que o upgrade individual e de um determinado grupo seja enorme num tempo exponencialmente curto se comparado a outras épocas da nossa história.
As mídias sociais têm alavancado o pensar coletivo para o crescimento de pessoas, empresas, novas ideias e empreendimentos. Isso foi inegável e se estamos no patamar em que nos encontramos, é porque houve toda uma sinergia de desejos individuais com  a tecnologia e a disposição, além de outros fatores históricos que nos impulsionaram pra isso. À medida que aumenta o acesso a opiniões com as quais nos identificamos, sobre as ideias de outros podemos criar novas outras, e, assim, fazer um pensamento se disseminar nas direções que vimos assistindo aqui e acolá.
Mas será que este pode não ser um aspecto também negativo do e-social? Pense bem: ao fazer com que as pessoas acabem pensando coletivamente, este processo de compartilhamento pode eventualmente prejudicar a criação de novos pensamentos, diferentes, originais e independentes. Há correntes que defendem a ideia de que por causa destes pensamentos coletivos, nossas línguas estão se fundindo mais e mais e, com a perda da língua, começamos a perder a diversidade de nossos povos.  
 Como seres sociais, sabemos que caminhar em grupo é fundamental para nossa preservação. Mas será que a tecnologia e as novas mídias, juntas, não criando um novo tipo de arma para a formação de novos pensamentos imperialistas após uma onda inicial de criatividade e inovações?
Por isso, é fundamental pensar em como usar as tecnologias sociais para ter acesso a opiniões e pontos de vista diferentes e ideias inesperadas e, então, formar novos pensamentos. Preservar a disponibilidade de ideias independentes é tão vital para nossa civilização enquanto seres sociais, quanto nossa sobrevivência como apenas seres.  #pense nisso.  

Nenhum comentário: