terça-feira, 21 de abril de 2009

Por uma internet neutra

Graças às leituras feitas a partir do “encontro virtual" com o jornalista David Bollier neste último domingo, fui apresentada ao conceito da Net Neutrality, que tem uma comunidade cujo é princípio lutar pela independência da internet.

Ela acredita que nenhuma grande empresa deva ter controle sobre este ambiente e apóia uma internet aberta e livre. Porque o que o futuro nos reserva já está acontecendo hoje e agora. É o que mostra o vídeo a seguir.



Se você quer entender e integrar Net Neutrality basta acessar o site http://www.savetheinternet.com/. Lá há toda uma seção que explica o que é a rede neutra ou livre e quem são as empresas que querem estabelecer limites de velocidade e acesso à internet ou criar impostos para fornecer conteúdos e entrega rápida - tudo isso depois de tudo o que já foi conquistado com a Internet aberta e por causa da Internet aberta, que permitiu a colaboração sobre plataformas abertas.

Segundo o site, a neutralidade da internet garante ao consumidor o direito de utilizar qualquer equipamento, conteúdo, aplicação ou serviço em uma base não-discriminatória, sem interferência do webmaster (administrador de rede). Com Net Neutrality, o único trabalho da rede é mover os dados - e não o privilégio de escolher quais os dados com maior qualidade de serviço. Eu, por exemplo, me associei à causa incorporando-a via facebook, mas há outras formas. Escolha a mais indicada - se você concorda com ela. Por uma Internet neutra e livre.

Nenhum comentário: