domingo, 8 de março de 2009

Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade



Acabo de ler a primeira versão/edição do livro cujo título é o mesmo deste post e cujo exemplar ganhei durante o 33o. Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado ano passado. Nada como o Carnaval para colocar algumas importantes leituras em dia, especialmente porque a votação do Supremo não saiu e porque estamos em pleno processo de votação pública sobre perfil e competências para atualização do currículo do curso superior.

Louvo a iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), porque não somente publicou na íntegra a "canetada" da juíza substituta Carla Abrantkoski Rister, da 16a. Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, que concedeu a tutela antecipada responsável pela extinção da obrigatoriedade da formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão, como divulgou opiniões contra e a favor do diploma sob vários ângulos, com cada um dos convidados a explicar seu ponto de vista.

Mesmo que tardiamente tenha sabido da publicação da segunda edição que, segundo me contaram, está revisada e atualizada com novos artigos e desdobramentos acerca dos adiamentos das votações, recomendo a leitura do primeiro, que pode, incluive, ser baixado gratuitamente do site da federação (http://www.fenaj.org.br/livro.pdf). São vários os motivos:

1) Porque o livro acaba de vez com qualquer resquício de pensamento corporativista como movimento pró-sindicato e de poucas pessoas;

2) Por ser totalmente jornalístico em sua essência pluralista, mostrando vários ângulos da mesma questão, escrito por jornalistas de calibres e gerações diferentes, cada qual com sua experiência e vivência.

3) Por ser - na minha singela opinião - obrigação de todos que estão dentro do barco e não quer vê-lo afundar. Ou ainda se é para perdermos o jogo, vendo-o afundar, que o façamos como o almirante do filme Titanic - com o mínimo de decência, sem abandoná-lo à própria sorte, mas cientes de todos os aspectos envolvidos na sua luta e essência.

4) E por ser obrigação de quem está de fora e quer entrar ou opiniar. Quem se acha no direito de opinar ou quer exercer a profissão, sim. Para que possa entender exatamente todos os meandros, entrelinhas, retrancas, auspícios, que sejam, que toram o jornalismo o centro das atenções e motivo de tanta discussão.

Meu especial parabéns ao jornalista Álvaro Larangeira, autor do artigo intitulado "A equivocada cruzada dos suseranos da imprensa" - fantásitco. Mas todos os colegas que escreveram deram seu recado de forma brilhante, razão pela qual meu exemplar está cheio de anotações e rabiscos e porque amanhã mesmo comprarei a versão mais atual, à disposição dos interessados pelo site da Fenaj (http://www.fenaj.org.br), a R$ 15,00. O valor é simbólico para ajudar a causa, mesmo. E, para receber o livro, basta fazer o depósito na conta da FENAJ - Caixa Economica Federal Agência: 006 Operação: 003 Conta 050.141-4 ou Banco do Brasil - Agência: 0452-9 Conta: 186.112-3. Depois basta enviar o comprovante de depósito para o fax (61) 3242-6616 dizendo a que se refere, com telefone, e-mail e endereço para envio. Boa leitura - pois somente lendo é que se entende o que realmente está acontecendo para poder participar com consciência e responsabilidade.

Nenhum comentário: