terça-feira, 27 de setembro de 2011

Extra, extra: "meu" segundo livro acaba de chegar

Aê, gente bacana que me lê, me aguenta em deVANYeios tecnológicos, pessoais, artísticos etc.. Como não poderia deixar de ser, eu tinha que vir aqui  pra contar a novidade e comemorar. Chegaram, finalmente, os meus exemplares deste segundo livro para o qual trabalhei, agora na condição de organizadora. O primeiro, pra quem perdeu o post, foi este aqui.


Queria ter tido uma ideia mais ampla do processo de edição e distribuição, mas tendo entregue meu trabalho, parti para o fechamento do meu evento, o #Circuito 4x1- São Paulo, que se tornou Trend Topic no Brasil pelo dia todo e, por minutos, mundial. Infelizmente ambos, o Fórum 2011, do Ecommerce Brasil, onde ele seria "lançado" e o meu, aconteceram no mesmo dia, há exato mês, dia 27 de agosto. Por isso, perdi a "festa". 


Não tenho nenhuma noção sequer sobre o livro. Sei que  ele  foi entregue como presente a quem participou do  Fórum 2011, que reuniu a nata do Ecommerce do país. Também não sei se será colocado à disposição para ser baixado, comprado... Seja o que for, aprendi muito com mais esta experiência.  E pra dar a verdadeira noção do que foi, segue aqui o que está lá, escrito na abertura. 


Mais que um trabalho, aprendizado e diversão
Organizar este livro foi mais que um trabalho; um misto de aprendizado e diversão.  Passado um primeiro e mais demorado desafio auto-imposto de “conhecer” virtualmente cada um dos brilhantes profissionais envolvidos nesta aventura de escrever sobre um mercado em franco e inexorável progresso, as atividades seguintes foram pontuadas por descobertas, risos, preocupações e até insights sobre minha própria experiência como prestadora de serviços online.
Antes de mexer em cada texto, fiz questão de apurar um por um em sua rede profissional (Linked #in) ou no Faebook, quem era a pessoa por trás do texto. Talvez tenha ficado aí a dica de como tornar mais simples o processo de editar textos de outrem, do que apenas ir passando a navalha. Vivendo e aprendendo, sempre!
O que destaco é que cada vez mais a internet, cujos poderes nem a mais vã filosofia pode explicar, integra mundos diferentes, reduz fronteiras e aproxima interesses.
Apresentada a detalhes e nuances do mundo de comércio eletrônico em histórias vibrantes, engraçadas ou textos-relato sérios e didáticos, a outra maior dificuldade foi, uma vez negociada a forma de apresentar o livro, com textos mesclando-se entre os vários assuntos ligados ao tema, escolher qual começaria (#OMG) e como fazer a divisão.
Nesta tarefa foi que descobri a simpatia e a versatilidade profissional da jornalista Rina Noronha, cujas reuniões virtuais, impostas pelo fato de residirmos em diferentes cidades, foram a segunda melhor lembrança que levarei desta experiência. Trabalhar com quem você nunca viu – e de forma virtual - pode ser por si só um estresse, mas não foi o que aconteceu.  Com seu “Ei, Vany”, vocativo capixaba, talvez, ela soube me cativar e por isso também o trabalho fluiu gostoso.
Não é todo dia que acontece de você ficar responsável por organizar um livro; mas a experiência foi muito gratificante. Espero que valha especialmente para que este primeiro livro de contos sobre o mercado eletrônico brasileiro possa ser a ponta de um iceberg sobre este ambiente tão dinâmico, cheio de detalhes de forma, cor, conteúdo, tipo de entrega, mas sobretudo, relacionamento; a base de tudo o que sempre fizemos, não importa a plataforma. Obrigada ao iMasters pela oportunidade, beijo carinhoso na Rina Noronha e no Baeta e boa leitura.
E, last but not least, não poderia deixar de agradecer aos amigos Oscar Ferreira (@kakamachine) & Daniela Melo (@danimelo), além do meu filhão, a quem quero muito que a leitura deste livro seja um mapa da mina, ele, que é Daniel também. Pelas horas investidas na dedicação full time ao projeto que, não raro, me deixaram com cara de #perdoaafaltadetempo, pela indicação do meu nome ao Tiago Baeta, pela confiança depositada ao acreditar que o trabalho paralelo não impactaria na sociedade em franca gestação ... enfim; sem mais delongas, #valeu e está valendo! Vocês três são #tudodebom!
Vany Laubé. Jornalista, sócia da + Mosaico Negócios & Comunicação e colaboradora permantente da Mega Brasil 
Ainda falta lançar um livro só meu! Ele até já nasceu, mas está na gaveta; o conteúdo, toda vez que abro para revisar, acaba sendo mexido. Já nem faço mais promessas, melhor acabar e um dia lançar e voltar aqui pra dividir com vocês de novo. Será que rola? #oremos

Nenhum comentário: