quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mosaico Social: definitivamente pluralista. Até arte tem

A pedidos, assumo peremptoriamente! O Mosaico Social passa a ser, com este post, um blog mais pluralista em conteúdo estratégico e...  nem tanto.

Com isso, prova o que seu rico nome e meus múltiplos interesses e atividades significam: um mosaico social pelas atividades diversas, a maior parte delas vividas e cobertas socialmente, e o mosaico, porque parte do princípio básico que norteia o trabalho de comunicação levado ao nome da +Mosaico Negócios & Comunicação, auto-explicativo naquele espaço. E, por que mosaico?

  • Arte milenar decorativa, utiliza diversos tipos de materiais como cacos de vidro, fragmentos de rochas, esmaltes e pedras, entre outros. Agrupados e colados, formam um desenho único e intrigante.

  • Ícone artístico do século XX, o europeu Maurits Cornelis Escher (1898-1972), nascido nos Países Baixos, é mais conhecido por suas famosas estruturas imposssíveis, além de suas pinturas de transformação, como as três a que chamou de Metamorfose – todas formam diferentes mosaicos, transformadores e intrigantes.  Em seu site, vários trabalhos em diferentes "leituras" de mosaico deste artista incrível.

  • Um dos mosaicos mais famosos e ricos são os bizantinos, notadamente os da italiana Ravena. Cubos/pedras de esmalte de vidro eram agrupadas com muito ouro; muitos experts dizem que os mosaicos bizantinos constituem das mais altas riquezas desta arte.

  • Por fim, Barcelona, obra viva tridimensional em mosaico. O extravagante arquiteto catalão Antonio Gaudí (1852-1926) é o exemplo da versatilidade da técnica do mosaico ao extremo. 
bandeja em madeira e mosaico

porta-retrato recondicionado

bandeja em madeira com técnica em decoupage
e acabamento em cola-mosaico

Porta-sachê de café e bandeja, e descansos










porta-jóias - pintura e decoupage

caixa de costura

porta-guardanapo
Todas estas "artes", eu pintei em fins de semana chuvosos, ou nem tanto, mas imensamente prazerosos. Foi, pelo menos, o caso deste porta-guardanapo, que fiz pra mim mesma, já que a maior parte do que está aí foi dada de presente. A bandejinha de mosaico lá de cima pertencerá a Ana Paula Barbieri, que ganhou  - mas ainda não levou - o mimo por ter sido a 2500a. seguidora da "abandonada" Mosaicosocial no twitter.   Até por isso, por fazer artesanato e presentear minhas amigas, fui entrevistada pela jornalista e amissíssima Mara Ribeiro, para o programa After Job, da rádio Mega Brasil online. Pena que é um programa de 1h inteira, senão, até valia a pena cortá-lo e postar alguns momentos, impagáveis pelas risadas que trocamos juntas no dia da entrevista.

Caixas para Páscoa, dia das mães - seja para guardar guloseimas não calóricas, jóias, cartas, ou mesmo aqueles mini-ovos de chocolate, balas ou bombons já fizeram o maior sucesso, bem como sacolinhas de madeira com alças de couro - que viram porta-cartões bem diferentes e bandejas. Porém - coisa de principiante - não fotografei e aí... ficou na saudade. Encomendas podem ser feitas pelo twitter mesmo, ou por aqui. Tem muita coisa em mosaico para terminar; quem sabe logo não posto mais novidades? Se você gostou, marque aqui e #RF #RT.  E faça seu pedido. Será um prazer atender você.

Nenhum comentário: