segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oito tendências para 2013: experiência do usuário é o foco


Todo começo de ano é a mesma coisa - a gente faz um  balanço do ano que passou, pensa no que deu certo, deixamos para trás o que não deu e focamos no futuro, nas enormes possibilidades que a mudança de calendário nos proporciona. Na esteira delas, as tendências. 

Em 2012, muita coisa aconteceu e o blog acabou ficando à deriva. Uma pena, de verdade, especialmente depois dele ter sido uma referência de trabalho, indicado para o Prêmio Mulher Imprensa do ano. Mas aquela fase passou - ufa! - e, motivada por algumas mudanças em curso e pelo início do ano, volto a escrever sobre tudo o que este blog abrange, num mosaico psicodélico e, talvez por isso mesmo, nem tão maçante. 

Para post número um de 2013, destaco oito tendências apuradas em troca de experiências e leituras diversas. Interdependentes, elas apontam para a a vez absoluta do usuário, portador de aparelhos cada vez mais conectados, menores e amigáveis. Em 2013, menor, individual e mais concentrado... é mais!

  1. A ascenção do móvel: Depois do boom dos tablets e dos smartphones, a indústria de dispositivos móveis para comunicação percebeu que reunir todas as funcionalidades em um só aparelho é a bola da vez. A utilização de tablets com fones de ouvido para fazer ligações juntando os melhores dos mundos em um só aparelho é tendência para este ano.
  2. Maior uso das  mídias sociais pelas empresas: o que será do velho e-mail, a gente ainda não pode dizer, mas verdade é que as empresas cada vez mais usam as mídias sociais para fazer contatos e fechar negócios, além de recrutar novos talentos. Que o digam o Twitter, Facebook e o Skype,  alternativas a ligações e encontros diretos entre clientes, prospects e, por que não dizer, jornalistas.   
  3. Aumento do Social CRM: como decorrência da tendência anterior, a migração do antigo CRM para os canais sociais - as empresas vão investir cada vez mais para que o backoffice atenda ao Social CRM - e tudo isso em ambiente virtual, na nuvem. 
  4. Experiência do usuário: essa é a bola da vez em termos de tendência. Por isso, as empresas de todos os tamanhos têm-se preparado para oferecer plataformas de relacionamento  cada vez mais amigáveis,  que permitam não somente gerar a melhor experiência entre usuário e marca, mas este relacionamento seja quantificado e qualificado. 
  5. ROE substituirá o ROI: o foco das empresas de quantificar o ROI - Retorno será migrado para o impacto do engajamento entre usuário e marca - o ROE, retorno sobre engajamento. Este ano, as KPI (Indicadores chave de desempenho) vão definitivamente substituir as métricas quantitativas de número de seguidores e curtições em mídias sociais.
  6. Curadoria Social: essa é pra quem lida com conteúdo e faz um link com um dos últimos posts escritos aqui no blog. O processo de filtragem de informações relevantes para nichos de leitores vem ao encontro da preocupação em proporcionar a melhor experiência aos leitores.
  7. Uso de vídeos: o mundo vivenciará um aumento exponencial do uso de vídeos para alavancar ideias e vendas.  
  8. A era do Big Data: ainda no quesito conteúdo, agora na área jornalística, a certeza de que entramos definitivamente no mundo do big data - o que levará a sociedade a se municiar de informação relevante para cobrar mais de seus governos  e melhorar as condições de vida das populações.

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