Queria ter tido uma ideia mais ampla do processo de edição e distribuição, mas tendo entregue meu trabalho, parti para o fechamento do meu evento, o #Circuito 4x1- São Paulo, que se tornou Trend Topic no Brasil pelo dia todo e, por minutos, mundial. Infelizmente ambos, o Fórum 2011, do Ecommerce Brasil, onde ele seria "lançado" e o meu, aconteceram no mesmo dia, há exato mês, dia 27 de agosto. Por isso, perdi a "festa".
Não tenho nenhuma noção sequer sobre o livro. Sei que ele foi entregue como presente a quem participou do Fórum 2011, que reuniu a nata do Ecommerce do país. Também não sei se será colocado à disposição para ser baixado, comprado... Seja o que for, aprendi muito com mais esta experiência. E pra dar a verdadeira noção do que foi, segue aqui o que está lá, escrito na abertura.
Mais que um trabalho, aprendizado e diversão
Organizar este livro foi mais que um trabalho; um misto de aprendizado e diversão. Passado um primeiro e mais demorado desafio auto-imposto de “conhecer” virtualmente cada um dos brilhantes profissionais envolvidos nesta aventura de escrever sobre um mercado em franco e inexorável progresso, as atividades seguintes foram pontuadas por descobertas, risos, preocupações e até insights sobre minha própria experiência como prestadora de serviços online.
Antes de mexer em cada texto, fiz questão de apurar um por um em sua rede profissional (Linked #in) ou no Faebook, quem era a pessoa por trás do texto. Talvez tenha ficado aí a dica de como tornar mais simples o processo de editar textos de outrem, do que apenas ir passando a navalha. Vivendo e aprendendo, sempre!
O que destaco é que cada vez mais a internet, cujos poderes nem a mais vã filosofia pode explicar, integra mundos diferentes, reduz fronteiras e aproxima interesses.
Apresentada a detalhes e nuances do mundo de comércio eletrônico em histórias vibrantes, engraçadas ou textos-relato sérios e didáticos, a outra maior dificuldade foi, uma vez negociada a forma de apresentar o livro, com textos mesclando-se entre os vários assuntos ligados ao tema, escolher qual começaria (#OMG) e como fazer a divisão.
Nesta tarefa foi que descobri a simpatia e a versatilidade profissional da jornalista Rina Noronha, cujas reuniões virtuais, impostas pelo fato de residirmos em diferentes cidades, foram a segunda melhor lembrança que levarei desta experiência. Trabalhar com quem você nunca viu – e de forma virtual - pode ser por si só um estresse, mas não foi o que aconteceu. Com seu “Ei, Vany”, vocativo capixaba, talvez, ela soube me cativar e por isso também o trabalho fluiu gostoso.
Não é todo dia que acontece de você ficar responsável por organizar um livro; mas a experiência foi muito gratificante. Espero que valha especialmente para que este primeiro livro de contos sobre o mercado eletrônico brasileiro possa ser a ponta de um iceberg sobre este ambiente tão dinâmico, cheio de detalhes de forma, cor, conteúdo, tipo de entrega, mas sobretudo, relacionamento; a base de tudo o que sempre fizemos, não importa a plataforma. Obrigada ao iMasters pela oportunidade, beijo carinhoso na Rina Noronha e no Baeta e boa leitura.
E, last but not least, não poderia deixar de agradecer aos amigos Oscar Ferreira (@kakamachine) & Daniela Melo (@danimelo), além do meu filhão, a quem quero muito que a leitura deste livro seja um mapa da mina, ele, que é Daniel também. Pelas horas investidas na dedicação full time ao projeto que, não raro, me deixaram com cara de #perdoaafaltadetempo, pela indicação do meu nome ao Tiago Baeta, pela confiança depositada ao acreditar que o trabalho paralelo não impactaria na sociedade em franca gestação ... enfim; sem mais delongas, #valeu e está valendo! Vocês três são #tudodebom!Ainda falta lançar um livro só meu! Ele até já nasceu, mas está na gaveta; o conteúdo, toda vez que abro para revisar, acaba sendo mexido. Já nem faço mais promessas, melhor acabar e um dia lançar e voltar aqui pra dividir com vocês de novo. Será que rola? #oremos
Vany Laubé. Jornalista, sócia da + Mosaico Negócios & Comunicação e colaboradora permantente da Mega Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário